O que está mudando no processo de revisão por pares

    A avaliação por pares é parte integrante da publicação de periódicos e é considerada a base do sistema.

    O objetivo é apresentar uma visão geral sistemática do processo de avaliação por pares para ajudar os profissionais do setor a terem discussões significativas sobre os pontos fortes atuais do sistema e entender quais possíveis melhorias poderiam ser feitas. Serão abordadas as diversas formas de avaliação por pares e as iniciativas nesse processo, com destaque para os desafios apresentados e como os editores, publishers e autores estão lidando com tais desafios.

    No mundo editorial em geral, e no Programa SciELO em particular, cada revista científica segue um processo de revisão diferente baseado em sua filosofia e abordagem. É possível perceber dois grandes modelos: pré-publicação (tradicional) e pós-publicação (novas iniciativas), com variações dentro de cada um. Cada modelo reflete uma filosofia diferente em relação ao conceito de quem são os gatekeepers da ciência, se são os editores de revistas ou se é a comunidade de pares.

    Cada um desses modelos, com seus pontos fortes e de melhoria,serão analisados e serão feitas sugestões sobre quais estratégias devem ser elaboradas para resolver as questões usuais do processo de arbitragem seja no sistema tradicional, seja nas novas iniciativas.
    Esta apresentação tem como base o Guia de Introdução ao Peer Review que SciELO está submetendo à consulta dos editores de revistas SciELO.