Alexander Kellner

    •  
    • Alexander Kellner's details
      • University: UFRJ

    Doutor pela Columbia University, em programa conjunto ao American Museum of Natural History, é Geólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ingressou no Museu Nacional/UFRJ em 1997, onde desempenha atividades de pesquisa, ensino e extensão. Foi Chefe do Departamento de Geologia e Paleontologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do museu e atualmente é o Diretor dessa instituição. Desde 2007, ocupa a posição de Editor Chefe dos Anais da Academia Brasileira de Ciências. Coordenou a exposição “No Tempo dos Dinossauros”, na época a mostra científica temporária mais visitada no Brasil (220.000 visitantes) e organizou a montagem do primeiro dinossauro de grande porte do país (Maxakalisaurus topai) para o qual recebeu o Voto de Aplauso do Congresso Nacional (2006).

    Desenvolve linhas de pesquisa com répteis fósseis, sobretudo pterossauros, dinossauros e crocodilomorfos. Descreveu mais de 65 espécies novas, tendo estudado material da Mongólia, Irã, Marrocos, Líbano, China, Argentina, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Austrália, Antártica e Espanha, entre outros. Organizou e/ou participou de expedições para os mais diferentes pontos do planeta como os desertos do Atacama (Chile) e Kerman (Irã), Liaoning (China) e a Ilha de James Ross na Antártica. No Brasil, realizou atividade de coleta do norte ao sul do país.

    Além da intensa atividade acadêmica, atua na divulgação científica por meio de palestras e artigos populares como a coluna mensal Caçadores de Fósseis (Instituto Ciência Hoje). Orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

    Possui parcerias com cientistas brasileiros das principais instituições de pesquisa nacionais como também do exterior. Possui mais de 900 publicações (incluindo resumos, editorias e artigos populares), sendo mais de 230 artigos originais, publicados nas principais revistas científicas tais como Nature, Science e PNAS. Dos livros destacam-se os títulos Pterossauros – os senhores do céu do Brasil (Editora Vieira & Lent) e os romances Na terra dos titãs e Mistério sob o gelo (Editora Rocco).

    Devido a sua atividade, concedeu centenas de entrevistas. Também organizou documentários sobre a pesquisa paleontológica entre os quais Caçadores de Dinossauros e Expedição Antártica – o verão de 70 milhões de anos (produtora Terra Brasilis).

    Em reconhecimento a suas atividades recebeu vários prêmios e homenagens, tendo sido eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Membro Honorário da New York Paleontological Society e da Sociedad Paleontologica de Chile, e Pesquisador Associado do American Museum of Natural History e do Institute of Vertebrate Paleontology and Paleoanthropology (IVPP, China). Também foi admitido na classe de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008/ outorgado em 2010) e recebeu o prêmio da The World Academy of Sciences (TWAS) na categoria de Ciências da Terra de 2010, tendo sido eleito para membro da TWAS em 2013.